Viagens Nacionais Ibitipoca MG

Ibitipoca MG

Ibitipoca é um Distrito do Município de Lima Duarte, sua principal atração está no Parque Estadual do Ibitipoca, leva o mesmo nome desse distrito.

Sua localização é próxima a Juiz de Fora em MG, mas está afastada o suficiente das grandes capitais para manter o clima de interior e isolamento.

Seu acesso é bem difícil, a estrada pode ser um complicador para carros menores e principalmente quando chove, inclusive os donos das pousadas cientes disso, preparam mapas para os futuros hóspedes, além de manterem em suas propriedades veículos com tração nas 4 rodas.

O distrito não oferece muita infra estrutura, além das inúmeras pousadas, encontrar algum lugar para jantar em dias de semana, pode ser um desafio.

É necessário programar seu roteiro, o parque tem horários definidos para abertura e fechamento, além de limite de visitantes por dia. A única opção em ficar hospedado no interior do parque é na área dedicada a Camping, que também tem espaço limitado.

É perfeitamente possível percorrer todo o parque sem auxilio de guias, apesar desses existirem e poderem ser contratados. Existem muitas placas de identificação, muito difícil alguém acostumado em trilhas, se perder dentro do parque. As trilhas se encontram em diversos pontos e a cada encontro ou bifurcação, você pode conferir a que distância está da próxima atração ou da entrada do parque. Não é permitido acampar fora da área destinada a isso, que fica junto da entrada do parque . 

As atrações são diversas, cachoeiras, grutas, muita vegetação e animais silvestres vocês vão ver. No momento da compra dos ingressos o turista recebe um guia com explicações e que serve como mapa para escolha dos caminhos e atrações.

Os pontos de maior interesse são a Janela do Céu, Pico do Peão, Gruta do Cruzeiro, Lago dos Espelhos e Cachoeira dos Macacos.

As águas não são cristalinas, tem tom de ferrugem, e por isso existe certo receio em consumi-la, se não puder levar algum tratamento específico e não quiser consumir água com essa coloração, leve uma boa reserva com você pois o clima esquenta bastante no verão e as caminhadas e as diversas subidas, requerem sempre uma boa hidratação.